Ir para o conteúdo Ir para o fim do conteúdo

Procon Municipal

Formulário para preenchimento de denúncias sobre abusos no preço de produtos


Formulário para preenchimento sobre reclamação envolvendo relação de consumo

    Visando sempre alternativas para o atendimento ao público, o PROCON Municipal elaborou um FORMULÁRIO DE ATENDIMENTO para os consumidores residentes em Pouso Alegre, que, depois de devidamente preenchido e assinado, deverá ser protocolado de forma virtual, por meio do e-mail institucional do Órgão, qual seja: procon@pousoalegre.mg.gov.br ou presencialmente, junto à sede do PROCON (Rua Adalberto Ferraz, nº 190, Centro), no horário das 09h00 às 16h00. (Reclamações enviadas por e-mail, após este horário, terão seu prazo de resposta iniciado no próximo dia útil)

    Lembrando que o referido Formulário deverá ser impresso e, depois de preenchido e assinado, deverá ser digitalizado e remetido (em arquivo PDF) para o e-mail institucional, com os demais documentos solicitados, ou protocolados presencialmente, junto à sede do PROCON.

    Colocamo-nos à disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas, por meio de nossos telefones de atendimento: (35) 3449-4315 ou 3449-4932, do horário das 08h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.

FORMULÁRIO DE ATENDIMENTO
DENÚNCIAS SOBRE ABUSOS NO PREÇO DE PRODUTOS

O PROCON Municipal, órgão da Procuradoria-Geral do Município, está recebendo em caráter temporário denúncias através desta ferramenta online, sobre fornecedores e estabelecimentos que estão praticando abusos nos preços dos produtos, tais como álcool em gel 70%, máscaras de proteção respiratória, produtos de limpeza e higiene, e alguns alimentos in natura ou da cesta básica, tais como leite, ovos, gás de cozinha, por exemplo.

Além do formulário ao lado disponibilizado, as denúncias também poderão ser registradas através do e-mail institucional do PROCON, qual seja, procon@pousoalegre.mg.gov.br, devendo o registro do fato conter:
- 1. data do registro;
- 2. dados do fornecedor;
- 3. fotos da nota fiscal ou da oferta do produto;
- 4. dados do consumidor.


Havendo dúvidas, o PROCON também poderá ser acionado através dos telefones fixos do órgão, quais sejam, (35) 3449-4315 ou 3449-4932, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 18h00.

O aumento injustificado de preços é caracterizado como prática abusiva e, portanto, vedada pelo Código de Defesa do Consumidor (art. 39, incisos V e X, da Lei Federal nº 8.078/1990), podendo tal prática, inclusive, caracterizar crime contra a Ordem Econômica.

CONSUMIDOR, para o regular preenchimento do formulário, atenção:

- Caso os dados obrigatórios não sejam preenchidos corretamente, sua denúncia não será registrada no banco de dados do PROCON Municipal;
- Somente serão apuradas as denúncias com referência aos estabelecimentos comerciais situados no Município de Pouso Alegre/MG.



* Dados Obrigatórios